Evento nacional de sucesso do SKA-day!

Evento nacional de sucesso do SKA-day!

APRESENTAÇÕES - aqui

"SKA days PT" ocorreu nos dias 6 e 7 de fevereiro, na Covilhã e em Lisboa, uma iniciativa para promover o Square Kilometer Array (SKA) - o maior radiotelescópio do mundo - entre as comunidades científicas e empresariais portuguesas.

O projeto SKA tem a participação de 19 países, no caso de Portugal, é através da infra-estrutura ENGAGE SKA, que é um consórcio composto pelo Instituto de Telecomunicações, Instituto Politécnico de Beja e Universidades de Aveiro, Porto e Évora.

O evento apresentou a visão científica, tecnológica e industrial do projeto, destacando a ampla participação portuguesa e oferecendo uma oportunidade para identificar colaborações de valor agregado, que inclui os desafios globais da SKA em termos de computação avançada na resolução de grandes problemas de dados.

Esta iniciativa contou com a participação de Manuel Caldeira Cabral, Ministro da Economia, Paulo Ferrão, Presidente da FCT, Daan de Toit, Diretor-Geral Adjunto do Departamento de Ciência e Tecnologia do Governo da África do Sul, Alistair McPherson, Diretor-Geral Adjunto de SKA, Robert Braun, cientista do projeto SKA, Carlos Salema, presidente da IT e Vasco Lagarto, coordenador do grupo competitivo nacional TICE.PT. A reunião também contou com a participação da AICEP e da ANACOM.

Este evento foi organizado em conjunto por Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), TICE.pt, Instituto de Telecomunicações, Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, Universidade da Beira Interior, Parkurbis, C.M. Covilhã, Altice e ENGAGE SKA.